Violência contra a mulher
CONTEXTUALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS PARA MUDANÇA DE ATIDUDE
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EVANGÉLICA:
CONTEXTUALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS PARA MUDANÇA DE ATIDUDE
Monografia apresentada ao Curso de graduação em Serviço Social, da Faculdade Dom Pedro II, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora: Profª.
Salvador
2013
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:
CONTEXTUALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS PARA MUDANÇA DE ATIDUDE
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social da Faculdade Dom Pedro II.
Salvador,
Banca Examinadora
RESUMO
As relações sociais de gêneros quando não fundamentada na base do respeito recíproco, pode configurar-se em discriminação e preconceito que muitas vezes manifesta-se por meio de agressões físicas e psicológicas, desde as mais sutis até as mais agressivas. No mundo contemporâneo, muitos símbolos, dogmas e pensamentos machistas ainda dominam as relações, estabelecendo ao sexo masculino o papel de chefe da casa e da mulher sua subordinada. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por finalidade contextualizar a violência sofrida por mulheres e refletir sobre possíveis mudanças de atitudes. A principal perspectiva é analisar a influência que o universo simbólico e os dogmas exercem sobre as mulheres, a ponto de as mesmas se manterem em silêncio quando são vítimas de violência doméstica, bem como analisar como essas vítimas lidam com esse problema. Nesse sentido, o trabalho proposto, baseado na literatura atual sobre o tema, tem o intuito de refletir e trazer a tona um assunto pouco abordado na sociedade, mas que acomete milhares de mulheres todos os dias: a violência sofrida pelo universo feminino.
Palavras-chave: Violência; Mulher; Símbolos; Religião.