sociologia
Ano V
ALIENAÇÃO PARENTAL: UMA DISCUSSÃO ATUAL 1
Marina Angélica Miranda
FMR – UNINOVE NPI mari_ny_direito@hotmail.com INTRODUÇÃO
A alienação parental é um tema que tem motivado muitas discussões na atualidade. Do tema geral, alienação parental, derivam outras vertentes coma a situação em que o pai ou a mãe de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor; à condição acima denomina-se Síndrome de
Alienação Parental (SAP).
Hoje o Código Civil disciplina a proteção aos filhos de forma genérica. A proposta da lei ordinária é criar instrumentos legais normativos para que o juiz possa tratar desse tipo de lesão. A idéia de encabeçar o projeto veio depois que associações de pais e o próprio Instituto Brasileiro de Direito de Família lhe apresentou a proposta inicial, no ano passado. “Isso significa que ele nasceu da real necessidade das pessoas”.
A alienação parental é mais comum do que muita gente imagina, e acontece normalmente quando o pai ou a mãe , incitam o filho ao ódio do outro pai alienado.
O objetivo desse trabalho foi o de apresentar uma discussão atualizada sobre os aspectos da alienação parental com foco jurídico.
1
MIRANDA, Marina Angélica. Alienação parental: uma discussão atual. Rev. Npi/Fmr. out. 2011.
Disponível em
1
Revista NPI/FMR - Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar
Ano V
DESENVOLVIMENTO
Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, foi um termo proposto por RICHARD GARDNER (1985). Os casos mais freqüentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o peso da separação, desencadeando um processo de destruição, vingança, desmoralização e