Pavimentos com vigotas de betão pré-esforçado
INTRODUÇÃO
Os pavimentos representam o elemento estrutural que suportam os esforços que são aplicados num piso e constituem o elemento de separação horizontal entre dois andares.
Os pavimentos são construções horizontais destinadas a suportar cargas por flexão e que requerem elementos construtivos resistentes, dimensionados para cada classe de solicitações e consideram-se económicos quando o seu peso próprio é reduzido.
Atualmente, os pavimentos encontram-se em cinco grupos distintos que são:
Betão armado ou pré-esforçado;
Mistos;
Metálicos;
Madeiras;
Aligeirados.
Os pavimentos aligeirados vigados são, como os outros, constituídos por três partes estruturais: uma zona de compressão, situada na parte superior do pavimento; uma zona de tracção, situada na sua parte inferior e uma zona intermédia que tem o objectivo de fornecer altura útil ao pavimento.
A zona de compressão é geralmente preenchida por betão e na zona de tracção podem-se encontrar vigamentos de madeira, de perfis metálicos e de varões de aço.
Pavimentos constituídos por vigotas de betão pré-esforçado
Este pavimentos são constituídos por vigotas de betão pré-esforçado e por blocos de cofragem (também chamadas de abobadilhas) apoiados lateralmente sobre estas, formando um conjunto que é unido por uma camada contínua de betão complementar aplicado em obra e com função resistente.
O seu funcionamento estrutural é comparável ao de uma laje com armadura resistente unidireccional, sendo indispensável, para que tal semelhança tenha validade, que se assegure e mantenha a aderência necessária entre o betão complementar e as vigotas.
Este tipo de pavimento é empregue apenas em edifícios habitacionais ou com ocupação e utilização semelhantes e nem podem ser utilizados em vãos acima de 8 metros.
Características dos elementos constituintes
Vigotas
As vigotas são pré-fabricadas, de betão pré-esforçado, com armadura constituída por fios de aço