Trabalho
Henrique Mendonça Siqueira – 2514
Aula Prática nº 1
1. Memória Primária: Também conhecida como memória principal ou memória de trabalho,é a memória utilizada para armazenar os programas enquanto executam. Por isso, memória primária é um conceito abstrato, ou seja, não é algo físico. Geralmente, as memórias utilizadas como memória primária são as mais rápidas, exemplo: Memória RAM. Mas nem sempre, se faltar memória, os dispositivos de armazenamento podem ser usados como memória principal (memória virtual e swap).
Registradores: São dispositivos de armazenamento temporário, localizados na CPU, utilizados para armazenar pouca informação (geralmente uma palavra) durante o processamento de uma instrução. São extremamente rápidos. Devido a sua tecnologia de construção e por estarem integrados diretamente com a pastilha da CPU ("chip"), são muito caros.
Memória RAM: É um sistema de armazenamento de dados em posições aleatórias. Volátil, pois necessita de energia para armazenar informações. Utilizada principalmente como memória principal. Após a utilização, a área de memória ocupada pela informação pode ser liberada e posteriormente utilizada por outra informação.
Memória ROM: É um tipo de memória que é utilizada apenas para a leitura. Suas informações são gravadas pelo fabricante, chamadas de firmware. Dispositivos ROM antigamente não podiam ser alterados. Atualmente eles podem ser modificados e atualizados pelo usuário. Contudo, em uma utilização comum, esse tipo de memória só é lido. Exemplos: Bios, Post, Setup.
Memória Cache: Estudos mostram que, durante uma aplicação, as instruções utilizadas por essas aplicação são repetidas inúmeras vezes. A principal função da memória cache consiste em armazenar o resultado de instruções já processadas anteriormente. Isso faz com que tais instruções não precisem ser processadas novamente, aumentando o desempenho da máquina. Possui localização lógica entre a memória principal e os registradores do