Trabalho
Uma folha normalmente apresenta limbo, pecíolo e bainha.
O limbo é a região laminar na qual se encontram os tecidos clorofilianos.
O pecíolo é uma das partes que se prende ao caule, facilitando a movimentação das folhas e, consequentemente, melhorando as condições de iluminação e arejamento da planta.
A bainha é a porção basal do pecíolo que se prende ao caule.
O limbo de uma folha, ou seja, sua parte principal é formada por duas faces denominadas epiderme, uma superior e uma inferior. Entre essas faces encontram-se os parênquimas assimiladores e os tecidos de condução. O conjunto desses tecidos internos na planta é denominado de mesófilo foliar. Além dessas estruturas, nas epidermes estão localizados os estômatos e podem apresentar eventualmente, cloroplastos (no caso das plantas aquáticas).
Existe uma ampla classificação das folhas que pode ser baseada em diversos critérios. A forma mais comum é classificar as folhas a partir do limbo, ou seja, a partir do formato da parte principal da folha. Entre as folhas mais comuns estão as antófilas, que são folhas que passam a fazer parte dos verticilos florais de proteção (sépalas); brácteas, que servem como agentes de polinização, já que nessas plantas as flores são pouco desenvolvidas e as insetívoras, que estão ligadas à captura e à digestão de pequenos