Trabalho
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, Planejamento e análise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da organização. Por intermédio do preço da ação ordinária podemos verificar a riqueza de uma organização. Quando o preço de uma ação aumenta, diz-se que a riqueza de seus acionistas também aumenta. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequado gestão financeira.
O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisão financeira, na família e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro.
O valor do dinheiro no tempo se refere ao fato que o dinheiro hoje na mão vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Quer dizer que, um real hoje vale mais que um real que será recebido daqui a um ano porque um real hoje pode ser investido e render juro. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados