Subjetividade e a inclusão de deficientes mentais
RESUMO
O presente trabalho relata o estudo desenvolvido durante o primeiro módulo do curso de Psicologia do Centro Universitário UNA, em 2009.1. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de visita a um serviço educacional que atende deficientes mentais. Os estudos levaram-nos a compreender que a inclusão sócio educacional, de deficientes mentais, é um desafio para a psicologia comprometida com o social. Nesta última década, a ciência psicológica tem contribuído para o estabelecimento de novas metodologias que possibilitam o desenvolvimento cognitivo de pessoas portadoras de deficiência mental. Isto vem se dando através de estudos e programas psicopedagógicos, desenvolvidos em escolas de ensino regular, e em centros especializados em assistência a essas pessoas. Estes estudos levam em consideração as mais variadas formas de manifestações afetivas expressas no contato social, tais como: música, dança, linguagem simbólica; visando promover a inserção da pessoa portadora de deficiência na sociedade. Ao final do estudo foi possível reconhecer a importância destes trabalhos, para o processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiência mental.
PALAVRAS - CHAVE:
SUBJETIVIDADE; INCLUSÃO SOCIAL; INTELIGÊNCIA; DEFICIÊNCIA MENTAL e AFETIVIDADE.
________________________________
1 INTRODUÇÃO
Este estudo é resultado de um trabalho interdisciplinar dirigido desenvolvido no curso de Psicologia na faculdade de Ciência Biológica e Saúde do Centro Universitário UNA visando estabelecer relações entre as disciplinas dentro e fora da sala de aula com intuito de formar profissionais habilitados e competentes para enfrentar o mercado de trabalho.
Procuramos ao longo deste trabalho destacar a importância da inclusão social em escolas e em centros especializados em assistência a pessoas portadoras de deficiência mental.