Enfermagem
A palavra comunicação vem do latim cummunis que traz a idéia de comunhão. A comunicação em sentido lato abrange não somente a verbalização, mas qualquer transmissão, como a escrita, o silêncio, a música, a arte, a pintura, os gestos, a postura entre outros. a comunicação significa compartilhar, intercambiar pensamentos e opiniões, portanto deve ser recíproca, clara, correta, completa e concisa para todo o pessoal.
Toda a comunicação humana tem uma fonte, que é a pessoa ou grupo de pessoas que possui um objetivo, uma razão para empenhar-se em transmitir informações a outros. Nas organizações, os processos de comunicação podem ser divididos em dois tipos básicos, de acordo com a fonte: descendentes e ascendentes. O primeiro tipo envolve as mensagens que tem como origem os superiores hierárquicos e como destinatários os subordinados. No segundo caso, os papéis se invertem.
A comunicação descendente se ocupa, normalmente, da transmissão das políticas, normas e instruções de trabalho, dentre outras informações julgadas relevantes para o bom desempenho dos funcionários. A comunicação ascendente tem como principal objetivo manter os dirigentes informados sobre o que se passa na chamada “linha de frente” do processo produtivo. Sua eficácia é fundamental para que as decisões emanadas da cúpula possuam coerência com as necessidades efetivas da organização e de seus clientes. Quando a comunicação ascendente não funciona, ocorre o progressivo distanciamento dos dirigentes da realidade organizacional, com graves conseqüências para o trabalho desenvolvido.
As habilidades de comunicação se tornam mais importantes à medida que você cresce na carreira corporativa. A maioria dos gerentes aprendem a pensar de forma estratégica no negócio como um todo, mas poucos pensam de forma estratégica sobre o que eles passam a maior parte do tempo fazendo: se comunicando.
Ao se comunicar com alguém, você está em essência se comunicando também com todas as