trabalho
Introdução Os inúmeros desafios encarados hoje na área da Segurança Pública são cada vez mais difíceis e também mais complexos. As diversas formas de violência (física, psicológica, moral), exigem do profissional da Segurança Pública uma capacitação aprimorada, de modo que ele possua uma visão apurada e também crítica sobre os conflitos sociais bem como sobre o papel das instituições policiais no contexto sociopolítico e cultural brasileiro. Para o discente do curso de Gestão em Segurança Pública, um curso superior sequencial que tem como objetivo formar profissionais capazes de gerenciar, analisar e opinar sobre questões de políticas públicas e realizar planejamentos na área de Segurança Pública, com vista à modernização e controle das estruturas material, pessoal e sistemas organizacionais, com o emprego de novas tecnologias, a fim de controlar a criminalidade e proporcionar a sociedade melhor qualidade de vida. O estudo da disciplina Padrões e Sistemas de Policiamento em si traz como norte propiciar ao discente uma percepção sistêmica do Sistema de Segurança Pública Nacional, suas instituições, seus profissionais, políticas e suas ações, por meio da análise de seus antecedentes históricos e da análise de seus cenários atuais e ainda de suas perspectivas futuras. E, ainda, de capacitá-los a gerenciar recursos disponíveis a fim de detectar problemas de Segurança Pública e apontar a melhor maneira de resolvê-lo, respeitando os princípios democráticos e humanistas.
Análise Morfológica dos termos: “Padrões e Sistemas de Policiamento”
Antes de estudarmos e compreendermos um assunto é necessário igualmente compreendermos o significado dos termos quem compõem a disciplina.
1 – SISTEMA Um sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Palavra com origem do grego o termo sistema significa “combinar”, “ajustar”, “formar um conjunto”. Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido, e a boa integração