Teoria da Relatividade
INTRODUÇÃO
Einstein disse: “a velocidade da luz é absoluta e os intervalos de espaço e tempo são relativos”, quando a concepção válida antes dessa era a de Newton:“ intervalos de tempo e espaço são absolutos enquanto a velocidade da luz é relativa.”
A idéia não foi bem recebida. Não era simples aceitar uma modificação tão profunda na visão de mundo Newtoniana, que tanto sucesso já havia tido, e abandonar a materialização do Espaço e do Tempo Absolutos e Verdadeiros. A Teoria da Relatividade provocou mudanças significativas na comunidade científico. O presente trabalho visa abordar a Teoria da Relatividade, focando em uma de suas teorias secundárias a TRR (Teoria Restrita da Relatividade)
No estudo da Mecânica, a velocidade, por exemplo, é uma grandeza relativa, ou seja, sua medida depende do referencial do qual está sendo medido. Em consequência disso, outras grandezas que dependem da velocidade também são relativas como, por exemplo, a energia cinética e a quantidade de movimento. A energia potencial também é uma grandeza relativa, pois o seu valor (mgh) depende do referencial que se adota para medir a altura. Comprimento, massa e tempo são tidos como grandezas absolutas no estudo da Mecânica, mas também se tratam de grandezas relativas. No entanto, a relatividade dessas grandezas só evidencia-se quando no estudo de situações em que se têm velocidades muito elevadas, ou seja, não desprezíveis se comparadas com a velocidade da luz no vácuo, que é aproximadamente 3,0 x108 m/s.
O Início da Teoria da Relatividade
A teoria da relatividade foi uma revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em conceitos básicos como também proporcionou que fatos importantes, ainda não explicáveis, pudessem ser explicados. Essa teoria surgiu com o físico alemão Albert Einstein. Nascido em Ulm, Einstein foi físico e pesquisador muito conhecido