trabalho
Atividade de Autodesenvolvimento
Bauru
2013
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
Resposta: As três dimensões da sustentabilidade (econômica, ambiental e social) não são totalmente suficientes para o desenvolvimento social segundo o autor. A dimensão ambiental refere-se a equilibrar o consumo de forma que o meio ambiente tenha tempo hábil suficiente para se recompor antes de sofrer uma nova degradação. Manter o equilíbrio entre consumo e recuperação do meio ambiente.
A dimensão econômica refere-se a diminuirmos a utilização dos nossos recursos naturais por meio de novas tecnologias.
E a dimensão social refere-se a capacitar toda a sociedade em relação a importância da sustentabilidade, é preciso erradicar a pobreza.
Os outros dois aspectos que o autor defende como primordial para a evolução da sustentabilidade são a política e a cultura. Não é possível se pensar em evoluir nessa questão sem levar em consideração o poder político, pois muitas mudanças são necessárias e dependem desse poder para que efetivamente possam ser efetivadas. E em relação a cultura pois é preciso que a sociedade entenda a importância de uma mudança de valores e comportamentos para que se possa haver uma mudança no padrão de consumo e estilo de vida.
Assim os dois últimos aspectos complementariam as três folhas fechando assim as 5 dimensões apontadas pelo autor.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
Resposta: Ambiental, econômica e social
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental?