trabalho
Com 89 anos de existência o Lar São Francisco de Assis (ex - asilo de mendicidade),de Araraquara (SP) destaca-se pelo atendimento a idosos de ambos os sexos.
Essa missão foi iniciada pelo professor araraquarense Augusto da Silva Cezar que recolhia indigentes pelas ruas da cidade e os levava para sua residência. Como o número de pessoas aumentava a cada dia, o porofessor Augusto pediu ajuda aos amigos, por isso surgiu a idéia de fundar um abrigo voltado para esse fim.
Inaugurado no dia 5 de dezembro de 2004 o novo asilo tem instalações modernas e confortáveis, que atualmente atende 130 idosos. O Lar conta com 140 voluntários, 200 estagiários e 68 funcionários desde o pessoal da limpeza até os médicos.
A assistente social Márcia Áere Pedro Antonio conta que o asilo trabalha com atividades que envolvem três grupos: o basquete do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) onde fazem todos os tipos de atividade física, o de ex - funcionários do Banco do Brasil que dão atividade múltipla e um grupo de estagiários de odontologia da UNIARA que faz um trabalho de saúde bucal."As atividades são variadas todos os dias", diz.
Eles contam com a visita constante de psicólogos que trabalham tanto em grupo como individualmente. Na área financeira o lar conta com a verba do governo federal e estadual que não é o bastante e necessita de doações,mas que segundo Márcia, a população de Araraquara não deixa faltar e ela agradece.
As visitas são feitas de terça, quinta e domingo das 14h até 17h e as visitas particulares não têm dia e horário pré-definidos.
Existe uma equipe de eventos que é dividida em duas partes: uma para produzir eventos para os idosos e outra produz eventos para ganhar fundos.Para fazer qualquer tipo de doação as pessoas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (16) 3334 – 7233 falar com a Silvana ou com a irmã Ana Lucia.