Trabalho
R: Os elementos não renováveis são os principais combustíveis utilizados pela sociedade, o que agrava, ainda mais, a condição futura de disponibilidade de energia, dado que são produtos finos.
2) Qual a porcentagem aproximada das fontes renováveis e não renováveis?
R: Não renováveis 86% da oferta, e renováveis 14%.
3) Além da questão do gerenciamento e do controle do consumo, outro desafio técnico é?
R: A eficiência do aproveitamento das fontes de energia.
4) Qual o parâmetro que avalia o grau de eficiência do aproveitamento energético?
R: É a razão de energia líquida (REL).
5) Cite uma saída para a crise de energia, explicando.
R: Uma saída para a crise de energia é a conservação. Isso significa desenvolver meios de utilizar mais eficientemente as fontes hoje disponíveis.
6) Existem hoje, no mundo, duas correntes que defendem estratégias opostas para enfrentar a crise energética no mundo? R: Uma delas segue a linha de conduta mais tradicional, a chamada “trajetória severa” ou “ modelo do mundo em crescimento”; a outra é chamada de “trajetória branda” ou “modelo de crescimento sustentável”.
7) Qual o caminho mais rápido, eficiente e barato para prover a energia necessária para o futuro?
R: Aumentar a eficiência no uso de energia; diminuir o emprego de óleo, carvão e gás natural não renováveis; eliminar as usinas nucleares, pois essas seriam anti-econômicas.
8) O que é Petróleo?
R: Petróleo é um liquido formado basicamente por hidrocarbonetos e poucos compostos e contém oxigênio, enxofre e nitrogênio.
9) Como é chamado o petróleo mais valioso e o menos valioso?
R: Leve e pesado.
10) O que é xisto betuminoso?
R: Xistos betuminosos são rochas sedimentares que contem quantidades variáveis de uma mistura de compostos orgânicos em estado sólido ou em forma pastosa chamada querogênio.
11) Qual o grande problema provocado pelo xisto?
R: O