sustentabilidade
Resumo:
Sustentabilidade, um tema transversal em um planeta que pede socorro e se aquece a cada dia. Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas, sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações. Tem-se a consciência de que a escola que trabalha em prol ao desenvolvimento sustentável, promoverá a conscientização dos alunos, futuros adultos que tomarão conta do planeta, preservando o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar as condições de vida, estendendo-se à comunidade, pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
Palavras-chave: Educação. Professor. Sustentabilidade. Escola.
A escola não é estática nem intocável. A forma que ela assume em cada momento é sempre o resultado precário e provisório de um movimento permanente de transformação, impulsionado por tensões, conflitos, esperanças e propostas alternativas. Cuidado, Escola! (CLAUDIUS, 2005)
Introdução
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma escola que proporcione a construção de atitudes sustentáveis no âmbito cultural e político desde a infância, facilitando assim o contato das crianças com o meio ambiente, envolvendo todas as pessoas que participam do processo de ensino (professores, alunos, funcionários, pais e comunidade). Afinal, a consciência e atitudes da sociedade devem ser mudadas, mas somos nós que devemos provocar essas mudanças, e como a escola é a peça dessa engrenagem, mudando a escola, estaremos ajudando na mudança da sociedade. O povo aprende à medida em que visualizam onde está a raiz dos problemas que enfrentam e notam que, sem união e participação, as coisas não mudam. O desafio consiste em enfrentar o problema levando para dentro da escola as