trabalho
Para manter uma boa imagem corporativa e ganhar mercado as organizações necessitam traçar estratégias de diferenciação em relação à concorrência. A operação de logística reversa de pós-venda é uma dentre as várias estratégias empresariais para manter-se no mercado e com clientes satisfeitos, no entanto, as atividades envolvidas nesse intuito acarretam alguns custos para a empresa. Nesse sentido, este estudo propôs-se a identificar e mensurar os custos envolvidos na operação logística de pós-venda de uma empresa de artigos esportivos, localizada no estado da Paraíba, Brasil, utilizando o método de custeio baseado em atividades (ABC). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e estudo de caso na referida empresa. Como resultado verificou-se que a empresa concebe os custos dos retornos como sendo mínimos quando comparados aos ganhos de satisfazer seus clientes. Além disso, o uso do ABC possibilitou identificar as atividades que consomem mais custos, servindo assim de informação direcionadora onde os esforços devem ser focados no intuito de reduzi-los, uma vez que isso lhe propiciará maior competitividade.
A logística reversa de pós-venda caracteriza-se pelo retorno de bens sem nenhum ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos centros de distribuição para serem reparados, reaproveitados ou descartados.
A cadeia reversa inicia-se na coleta dos produtos junto aos clientes em diferentes elos da cadeia de suprimento, seguindo-se a fase de inspeção ou testes realizada no local da coleta ou no centro de consolidação de recebimentos.
O gerenciamento eficaz do processo de retorno de produtos e dos custos envolvidos em todas as atividades possibilita maiores ganhos competitivos. Para tanto, é importante que sejam identificados todos os custos relacionados a cada atividade do processo logístico reverso de pós-venda para, posteriormente,