dinheiro
Dá-se o nome de movimentação de materiais a todo o fluxo de materiais dentro da empresa. A movimentação de materiais é uma atividade indispensável a qualquer sistema de produção e visa não somente o abastecimento das seções produtivas, mas também a garantia da sequência do processo de produção entre as seções envolvidas.
O manuseio de materiais é a atividade que mais utiliza mão-de-obra no armazém. A mão-de-obra necessária à separação e ao manuseio de produtos, representa um dos custos mais alto do sistema logístico.
Quanto a movimentação ou manuseio de produtos, suas atividades podem ser divididas em três:
Recebimento: consiste na operação que envolve desde a descarga do produto até a montagem das unidades de estocagem a serem movimentadas.
Manuseio interno: inclui toda e qualquer movimentação dos produtos dentro do armazém. Após o recebimento dos materiais é necessária a transferência para colocá-los em locais de armazenagem ou para locais de separação de pedidos. O manuseio interno pode ser dividido em dois:
Transferência: consiste no transporte de mercadoria desde do local de origem até o local de destino. Esses locais são locais de armazenagem e área de separação de pedidos.
Separação de pedidos: é a montagem de um número de itens que estão estocados no armazém e que tem o objetivo de atender o pedido de um cliente.
Expedição: consiste basicamente na verificação e no carregamento das mercadorias nos veículos. Como o recebimento, a expedição é executada manualmente na maioria dos sistemas.
Os tipos de Sistemas de manuseio de material são:
Sistema mecanizados:
Quando empregam grande variedade de equipamentos de manuseio, como por exemplo: empilhadeiras, paleteiras, cabo de reboque, veículos de reboque.
Sistema semi-automático:
Complementam o sistema mecanizado, onde parte é regida automaticamente e outra manualmente. Os equipamentos mais comuns são: veículos guiados por automação, separação computadorizada de