trabalho
C. Wright Mills, Cap. 01: “A Promessa”.
O que significa imaginação sociológica?
O termo é da autoria do sociólogo americano Charles Wright Mills. Imaginação sociológica significa olhar para as coisas de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados na vida cotidiana, mas sim olharmos numa perspectiva mais vasta. Para compreendemos os nossos problemas pessoais, temos que nos situar num determinado período, num certo quadro histórico e numa determinada realidade social. A capacidade que temos em associar todos esses elementos e relacionar com o comportamento de um indivíduo Mills denomina de Imaginação sociológica. Outra característica atribuída por Mills é a de corresponder a capacidade de mudarmos a nossa perspectiva para uma nova, sempre na tentativa de conseguirmos uma visão total da sociedade e de todos os elementos que dela fazem parte.
Qual é a sua Promessa?
A Imaginação Sociológica nos permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas, dentro da sociedade. Essa é a sua tarefa e a sua promessa.
Wright Mills (1969) descreve o pensamento sociológico como uma prática criativa, que define como “imaginação sociológica”. Essa prática criativa seria a tomada de consciência sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade mais ampla. Trata-se da capacidade de conectar situações da realidade, como os interesses em disputa, percebendo que a sociedade não se apresenta de determinada forma por acaso. Essa conscientização derivada do conhecimento sociológico permite que todos (não apenas os sociólogos por formação) compreendam as ligações existentes entre o ambiente social pessoal imediato e o mundo social impessoal que circunda e que colabora para moldar as pessoas. Resgatando elementos específicos elaborados pelos pensadores sociais mais clássicos, Mills (1969) aponta como um elemento-chave dessa “imaginação sociológica” a capacidade de poder visualizar a sociedade com um certo sentido de distanciamento,