agricola
em de Saturação por Bases (V%) na Análise do Solo
Interpretação da Análise do Solo (5)
Em postagens anteriores, abordamos assuntos relacionados ao PH do solo, argila e matéria orgânica, Cátions básicos e CTC's, Acidez trocável, acidez não trocável e percentagem de saturação por alumínio. Estamos aptos a entrar num novo assunto, ou seja, percentagem de saturação por bases (V%), muito utilizada, em alguns Estados, para cálculo da necessidade de calagem. O conhecimento da percentagem de saturação por bases é muito importante para conhecer o nível de fertilidade do solo. Um solo que apresenta baixo V% significa que existe uma maior adsorção de Al³+ e H+ e quantidades menores dos cátions básicos Ca²+, Mg²+ e K+, adsorvidos nos coloides do solo. O Al³+ tóxico poderá aparecer nos solos ácidos comprometendo o desenvolvimento radicular das plantas e menor absorção de água e nutrientes. O V% indica quanto por cento dos pontos de troca de cátions, nos coloides, estão ocupados por bases, ou, em outras palavras, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por Ca²+, Mg²+ e K+, em relação aos pontos de troca dos cátions ácidos H+ e Al³+. Assim sendo, conhecendo-se o valor do V%, podemos determinar a percentagem de saturação por ácidos (M %). Se um solo tem um valor V = 35%, significa que 65% está ocupado por H+ e Al³+. Por quê?
Utilizando a fórmula: M (%) = 100 - V%.
M = 100 - 35 = 65%
Elevando o V% da CTC a pH7.0 é a mesma coisa que elevar o pH do solo. Com isto há diminuição da saturação por Al³+ e geração de mais pontos de troca de cátions dependentes de pH.
Para calcular a percentagem de saturação por cátions precisamos saber os valores da soma de bases (SB ou S) e a Capacidade de Troca de Cátions a pH7.0 (T). Estes dois valores devem estar expressos em cmolc/dm³ ou em mmolc/dm³. Não pode haver mistura das duas unidades. A fórmula para calcular o V%