sociologia crítica- sintese
Sociologia Crítica – Pedrinho Guareschi
O livro trata principalmente da forma como vemos os fatos e a nossa realidade social. Principalmente do que está implícito, do subjetivado, do que acontece sem que se perceba.
O autor nos faz tirar, e quer que tiremos nossas próprias conclusões à cerca do poder da mão invisível que controla e manipula muitos dos nossos hábitos, escolhas, preferências e uma infinidade de ações que pensamos estar realizando de forma livre, mas na verdade estamos andando de acordo com o que a mão do estado nos impõe. (leia o tópico sobre estado)
O livro começa nos dando conceitos de palavras simples que deixamos passar despercebidas, ou aquelas que geralmente temos apenas um conhecimento empírico. Por exemplo:
Teoria
É um conjunto de leis que procuram explicar a realidade, quando temos uma generalização dos fatos, que é uma coisa que fazemos muito, temos então uma teoria.
Ideologia
É o conjunto de ideias e pensamentos de uma pessoa ou grupo. Você pode facilmente descobrir que tipo ideologia estão lhe passando. Analisando e prestando atenção na forma como lhe apresentam os fatos, como lhe passam as notícias. Quando alguém te apresenta um fato, uma notícia, qual a verdadeira vontade dessa pessoa? O que ela quer que você pense? A notícia pode não ser uma mentira, mas podem estar dando mais ênfase em um ponto específico do fato para que entendamos a realidade de acordo com a ideologia de quem está nos contando o fato.
O livro então nos apresenta duas cosmovisões, dois tipos de mentalidade para encararmos e entendermos a realidade: positivista-funcionalista e histórico-crítica. Explicando:
Teoria Positivista-Funcionalista;
Ela é chamada de positivista porque ela implica que a realidade é apenas o que está de baixo dos olhos, apenas o que nos é palpável.
Também é chamada de funcionalista porque ela adiciona à teoria do positivismo que tudo o que existe tem sua função, seu papel e faz parte de um corpo harmônico. Tudo o que