Trabalho
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA I
MANOELA TRESSOLDI RODRIGUES
BIOMEDICINA
CASOS DE LÁBIO LEPORINO NO ESTADO DE SANTA CATARINA DURANTE O ANO DE 2012
ALUNO (A): JÚLIA FERNANDES TIBES
ABRIL/2013
RESUMO A fissura labial é uma abertura que começa na lateral do lábio superior, entre a boca e o nariz, dividindo-o em dois segmentos. Esta anomalia ocorre entre a sétima e a décima segunda semana da gravidez. Podendo ser identificada por meio do exame de ultrassonografia, a partir da 14ª semana de gestação. As causas para o lábio leporino não são totalmente definidas, principalmente por decorrer de uma anomalia genética.
Não há grande ocorrência de casos de lábio leporino a nível municipal, com exceção das cidades de Florianópolis e Joinville, que, por possuírem centros para o tratamento dessa patologia, por isso, ocorre uma grande concentração de paciente internados nesses determinados municípios do estado de Santa Catarina.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA DOENÇA 4
1.2 DIAGNÓSTICO 4
1.3 TRATAMENTO 4
1.4 CAUSAS 5
1.5 ALTERAÇÕES RELACIONADAS 5
1.6 CATEGORIA DAS FISSURAS 5
1.7 PREVENÇÃO 6
2. OBJETIVO GERAL 7
3. MATERIAIS E MÉTODO 8
4. RESULTADOS 9
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERENCIAS 12
1. Introdução
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA DOENÇA
A fissura labial é uma abertura que começa na lateral do lábio superior, entre a boca e o nariz, dividindo-o em dois segmentos. Essa falha no fechamento das estruturas pode restringir-se ao lábio ou estender-se até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva e o maxilar superior e alcançar o nariz. Já a fenda palatina pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz, podendo se estender desde o palato duro até o palato mole ou chegando até a uma má formação ainda mais grave onde o palato é quase totalmente separado, estabelecendo comunicação direta entre um e outro, a