trabalho
O elemento químico Berílio, representado pela sigla Be, possui número atômico 4 (4 prótons e 4 elétrons) e massa atômica 9 u.
Propriedades químicas do Berílio: Composto bivalente (pode formar duas ligações químicas) e tóxico.
Características físicas: possui coloração cinza, com dureza elevada, peso leve, metal quebradiço, se faz sólido na temperatura ambiente.
Aplicações:
Produção da liga metálica (cobre-berílio) para uma grande variedade de aplicações.
Moderador de nêutrons em reatores nucleares.
Por sua rigidez, leveza e estabilidade dimensional, é empregado na construção de diversos dispositivos como giroscópio, equipamentos de informática, molas de relógio e instrumentais diversos.
O óxido de berílio é utilizado quando são necessários elevada condutividade térmica, propriedades mecânicas, ponto de fusão elevados e isolante elétrico.
Exemplos de reações
Reação do berílio com o ar
Da combustão do berílio elementar ao ar, que só acontece quando o metal se encontra na forma de pó finamente dividido, formam-se dois compostos, um óxido branco, o óxido de berílio (BeO), e nitreto de berílio, Be3N2.
Be (s) + O2 (g) → 2BeO (s)
3 Be (s) + N2(g) → Be3N2 (s)
Reação do berílio com halogênios
A reação do berílio metálico com os halogênios, bromo (Br2) e cloro (Cl2) gasosos, é realizada a quente e origina os sais respectivos, brometo de berílio, BeBr2 e cloreto de berílio, BeCl2.
Be (s) + Br2 (g) (50ºC) → BeBr2 (s)
Be(s) + Cl2(g) (400°C) → BeCl2(s)
Reação do berílio com ácidos
O berílio reage com o ácido sulfúrico, à semelhança dos outros metais libertando hidrogênio (H2).
Be(s) + H2SO4 (aq) → BeSO4 (aq) + H2(g)
Não reage, no entanto, com o ácido nítrico concentrado, a frio, devido a passivação, ou seja, à formação de uma camada de óxido à sua superfície.
Reação do berílio com bases
O berílio é o único elemento do grupo dos metais alcalino-terrosos a reagir com bases aquosas produzindo hidrogênio. De fato, em soluções básicas, como