trabalho
Introdução
A revelação de radiografias é um processo químico que merece atenção especial. Um dos elementos responsáveis para que o processo de revelação ocorra é a prata presente na película que mesmo após a revelação, permanece na superfície da película. O limite para descarte de prata em efluentes está estabelecido em São Paulo pelo Decreto
Estadual 8468.
O descarte adequado dessas películas garante que esse material retorne ao ciclo produtivo e não seja descartado de qualquer forma ou que fique confinado em um aterro sanitário. Na empresa de reciclagem, após a lavagem das películas e retirada da prata, o material passa por um processo de secagem e é transformado em diferentes tipos de material de escritório, como pode ser visto nas Figuras abaixo:
Objetivo
Este projeto de coleta de películas de Raio-X tem o objetivo de tornar o Hospital
Municipal Pimentas Bonsucesso um ponto de coleta desse tipo de resíduo, garantindo uma destinação final adequada. Além disso, informar à Sociedade sobre a importância da coleta seletiva dos diversos tipos de resíduo.
Metodologia
Inicialmente, membros de Comissões de Gerenciamento de Resíduos de diversas
Unidades da SPDM visitaram a empresa responsável pela coleta, tratamento e destinação final de películas de Raio-X para verificar se a empresa possuía toda a documentação necessária para operar e como funcionava o processo produtivo, no qual foi constatado um trabalho extremamente sério e interessante.
Após a visita, foi definido na Reunião da Comissão de Gerenciamento de Resíduos que deveriam ser elaborados banners e informativos para que o Hospital se tornasse um ponto de coleta de resíduo de película de raio-X para os colaboradores e para a
1
comunidade, trabalho que já é realizado para outros tipos de resíduos, como por exemplo, pilhas/baterias e óleo de fritura.
Os postos de coleta definidos para o projeto foram:
Recepção Pronto