bomba
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
TRABALHO DE MÁQUINAS E TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS
Assunto: injetoras plásticas
Santa Maria, Junho de 2013
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1 Injetoras
2.1.1 Plásticos
2.1.2 Não ferrosos
3. Conclusão
4. Referencias Bibliográficas
1. Introdução
O processo de moldagem por injeção foi patenteado em 1872 pelos irmãos Hyatt. Ao longo do século XX teve uma grande evolução, cujo principal marcos foi a máquina hidráulica (anos 40), a máquina de parafuso alternativo (1951) e a máquina elétrica (1988).
Inicialmente desenvolvido para a transformação de resinas termoendurecíveis, como uréiaformaldeído (comercialmente conhecido como Baquelite), o processo teve um enorme desenvolvimento com o advento dos materiais termoplásticos que se verificou após a Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, a moldagem por injeção é um dos principais processos de transformação de materiais de base polimérica, com enorme importância nos grandes mercados consumidores, como, embalagens, construção civil, automóvel e material elétrico e eletrônico.
O grande sucesso desta tecnologia deve-se ao efeito combinado de uma série de vantagens comparativas, entre as quais se salientam: a elevada produção, a grande reprodutibilidade e precisão dimensional, a grande flexibilidade em termos de geometria e dimensões das moldagens (a gama de produção vão desde a micromoldagens, inferiores a 1mg, até peças com mais de 100 kg).
Podem ser moldados por injeção termoplásticos, termofixos e elastômeros vulcanizados (borrachas e silicones). A moldagem por injeção também pode ser utilizada para a fabricação de peças cerâmicas ou metálicas, a partir de compostos que utiliza um material