Sistemas Operativos
Um sistema operativo pode ser visto como um programa de grande complexidade que é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado na máquina. Todos os processos de um computador estão por de trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux e Mac OS X.
Sistema operativo Linux
História
O sistema operativo Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, em 1991. Após o seu lançamento, milhares de programadores, espalhados por todo o Mundo, contribuíram para o seu desenvolvimento, utilizando a Internet como um meio que proporciona a troca de ideias e a gestão de grupos de trabalho.
Inicialmente, o Linux suportava apenas uma interface por Linha de comandos. Actualmente, o Linux pode apresentar uma interface gráfica conhecida por X Window.
Característica do sistema
O Linux é apenas o núcleo do sistema operativo. Ao(s) CD(s)/ DVD(s) que se costumam distribuir, ou de cujo conteúdo podemos fazer o download a partir da Internet, chamamos Distribuições de Linux, pois além do Linux inclui ainda uma selecção de programas, tais como:
Processadores de texto, folhas de cálculo, browsers de internet, aplicações de desenho e tratamento de imagem, messaging e vídeo-conferência, ambientes de programação, gravação de CD / DVDs, leitores de MP3 e DVDs, entre outros, inclusivé jogos.
O Linux é um Sistema Operativo Multiutilizador, isto é, um sistema que permite ter vários utilizadores, a trabalhar em simultâneo (em rede, por exemplo).
Tipos de Utilizador:
Utilizador: é o utilizador normal. Tem um acesso limitado, e por isso não pode danificar ou apagar o sistema (apenas a sua área de trabalho).
Superutilizador (root): pode executar qualquer operação, ver qualquer ficheiro, e criar outros