Trabalho
Questão 1
Considerando o ciberespaço, ou seja, o mundo da tecnologia dos computadores que invadiu o universo do ensino, a leitura pode se desenvolver, dependendo da instrução correta dos professores. Dentro do universo virtual, aliado ao aspecto tradicional da leitura, o autor concebe três tipos de leitores: o leitor contemplativo, o leitor movente e o imersivo.
Considerando esses três tipos de leitores, faça uma entrevista com alunos do ensino fundamental e médio, indagando com que tipo de leitor ele se identifica, e após a entrevista, descreva sobre cada um deles.
GRÁFICO COM OS RESULTADOS DOS LEITORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
1. O leitor contemplativo, meditativo
Desde Idade Média, quando se instituiu que a leitura nas bibliotecas seriam feitas em silêncio, uma grande mudança ocorreu no processo de entendimento de um texto: depois de séculos a leitura passaria a ser algo muito mais íntimo e pessoal, sem a presença de um orador, sem interferências extenas e apenas feita pelo movimento dos olhos e o virar das páginas. É nesse momento que nasce o leitor contemplativo. Esse tipo de leitor se isenta de situações mundanas para se concentrar na leitura, numa atividade solitária, que pode ser interrompida para reflexão, retornada, feita novamente por dezenas de vezes até que o endendimento seja feito do modo desejado. É o leitor que procurou o isolamento para absorção do conteúdo, que não se preocupa com quanto tempo faz que está lendo nem tem pressa pra terminar. Da mesma maneira poderiam “ler” quadros ou esculturas numa galeria ou admirar e perceber a arquitetura que o cerca.
2. O leitor movente, fragmentado.
É o leitor que surge pós Revolução Industrial, aquele que viu as locomotivas trazendo esperanças em formato de produtos produzidos em grande escala, que ganharam horários rígidos nas fábricas e que tudo isso, junto com o cinema, a luz elétrica, o telégrafo, depois os jornais, revistas e tudo que poderia