Projeto: formação de jovens artesãos
Iremos oferecer oficinas de artes plásticas e arte popular para jovens de baixa renda , proporcionando a vivência com práticas e atividades artísticas dentro de instituições culturais e sociais.
O projeto visa a criação de uma rede de núcleos para iniciação profissional de jovens no segmento de artesanato , transformando a produção artística em atividades econômicas capazes de gerar trabalho e renda para os participantes e comunidades envolvidas.
Objetivos:
Promover a formação profissional de jovens através de oficinas de arte e oficinas de aplicação da técnica artística na elaboração de produtos para comercialização , transformando a produção cultural em atividades econômicas capazes de gerar renda para os participantes.
Formas de promover:
Participação em eventos , feiras e lojas , com exposição e venda dos produtos desenvolvidos pelos alunos. Oportunidade em que os jovens exercitem a preparação do produto para venda,organização do ponto de vendas ,o contato com o público consumidor e técnicas de venda.
Com isso o projeto busca alcançar seu objetivo estratégico que é a abertura de mercado e a geração de renda para os jovens participantes.
Essas ações favorecem aos artesões a possibilidade de se tornarem protagonistas de seu desenvolvimento.
Público alvo:
. Jovens de 14 a 21 anos
. Famílias e comunidades dos jovens beneficiados
.Público consumidor dos produtos confeccionados nos núcleos.
Formas de estimular a formação continuada:
. Promover o fortalecimento das associações ,apoiando-as em seu processo de sustentabilidade;
.Articular os agentes que atuam em diferentes frentes no setor , em nível nacional e internacional;
.Ações que levem mestres artesões a transmitirem seus conhecimentos aos mais jovens;
.Resgatar e valorizar o artesanato de tradição como patrimônio cultural brasileiro.
.Promover o desenvolvimento humano e técnico dos artesãos para ampliar suas oportunidades de trabalho e geração de renda.