Seminário milton friedman
Quem Foi: Milton Friedman foi um dos mais importantes e influentes economistas do século XX. Foi fundador da Escola Monetarista de Chicago. Foi um dos principais defensores do liberalismo econômico e um dos idealizadores do neoliberalismo. Foi também professor de economia na Universidade de Chicago. Por suas realizações e estudos nas áreas de análise de consumo e teoria monetária, recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1976.
Nascimento: Nasceu na cidade de Nova York (Estados Unidos) em 31/07/1912.
Morte: Morreu na cidade de São Francisco (Estados Unidos) em 16 /11/2006.
Principais Ideais Defendidos: ✓ Liberdade econômica com mínima participação do Estado (uma dos principais fundamentos do neoliberalismo); ✓ Democracia política; ✓ Valorização da competição (concorrência) econômica; ✓ Diminuição do tamanho do Estado; ✓ Economia de Mercado como fonte para a prosperidade do país e das pessoas; ✓ Política fiscal baseada na redução de impostos.
Principais Realizações: ✓ Fez importantes contribuições nas áreas de macroeconomia, microeconomia, estatísticas, teoria monetária e História da Economia. ✓ Foi conselheiro econômico do governo chileno de Augusto Pinochet. ✓ Foi conselheiro econômico dos governos norte-americanos de Nixon e Ronald Reagan. ✓ Atuou como membro do Departamento Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA. ✓ Trabalho como colunista da revista Newsweek.
Principais Obras: ✓ A economia monetarista ✓ História monetária dos Estados Unidos ✓ Capitalismo e Liberdade ✓ Liberdade para escolher ✓ A tirania do Status Quo ✓ Episódios da História Monetária
Conclusão: Milton Friedman foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do Liberalismo Econômico. Principal apóstolo da Escola Monetarista e membro da Escola de Chicago, além de defensor do laissez faire e do mercado livre. Friedman foi conselheiro