Pedagogia da Bauhaus: um estudo de caso
Docentes responsáveis: Fernanda Fernandes e Agnaldo Farias
Aluna: Ana Luiza Padilha Addor
TRABALHO FINAL
TEMA
PEDAGOGIA DA BAUHAUS: UM ESTUDO DE CASO.
INTRODUÇÃO
O intuito deste trabalho é iniciar a pesquisa histórica-analítica para o projeto de mestrado que pretendo formular este ano. Como a proposta de tese é estudar e propor a inclusão de ensino de cenografia no currículo de uma faculdade de arquitetura, optei, para esta matéria, estudar um pouco mais detalhadamente o caráter pedagógico da escola de Bauhaus.
Pensando numa estruturação inicial do projeto de mestrado, este trabalho fará parte da introdução da minha pesquisa onde pretendo criar uma base histórica comparando outras escolas deste caráter, escolas de arquitetura e outras específicas de cenografia.
Para este estudo, analisei principalmente capítulos dos seguintes livros:
-
GROPIUS, Walter. BAUHAUS: NOVARQUITETURA. Editora Perspectiva.
-
WICK, Rainer. PEDAGOGIA DA BAUHAUS. Editora Martins Fontes.
O primeiro, escrito pelo próprio fundador, em 1956, descreve uma visão romântica da sua ideologia pedagógica. Busca expor suas concepções sem demonstrar, na prática, como elas foram aplicadas na escola. Nos capítulos que trata diretamente sobre a Bauhaus, Gropius apresenta o conceito retórico da escola e sua inovadora metodologia de ensino sem expor a rotina com seus conflitos, dificuldades e conquista.
Contrapondo esta primeira bibliografia, tem o livro de Rainer K. Wick, um professor e historiador da arte alemão, que apresenta uma pesquisa minuciosa da pedagogia da Bauhaus e da sua evolução como escola. A sua metodologia de análise inclui o estudo individual das personalidades artísticas que lecionavam no instituto, buscando apresentar e esboçar seus objetivos fundamentais juntamente com a base estrutural de organização da escola. Foi considerado, por muitos, o primeiro registro completo da real pedagogia da Bauhaus.