trabalho
Artigo do professor Dênison Venttura
Olá vestibulandos, após terem trabalhado, nas diversas instituições de ensino, vamos ponderar mais alguns elementos importantes para o desenvolvimento satisfatório do texto dissertativo-argumentativo, que caracteriza a formatação da PROVA DO ENEM. Para Tanto, atentemo-nos aos seguintes detalhes.
Estética: na elaboração do texto, é importante que obedeçamos alguns detalhes para que a estrutura da redação facilite a análise do examinador, tanto quanto propicie ao texto um aspecto de aprimoramento.
1 – QUANTIDADE DE LINHAS NA REDAÇÃO :
A PROVA DO ENEM vai requerer a quantidade mínima de 20 linhas e a quantidade máxima de 30. Entretanto, não vamos edificar a redação na primeira e na segunda opções. Se mantivermos o texto na primeira, 20 linhas, demonstraremos ao examinador pouca competência para desenvolver a temática proposta; se optarmos pela segunda, podemos praticar o erro de redundância ou prolixidade no que diz respeito à repetição de argumentos. Para que esses fatos não aconteçam, pontuemos a redação com as seguintes quantidades:
a) 24 linhas – quantidade mínima;
b) 28 linhas – quantidade máxima.
Obs. Na PROVA do ENEM, texto com menos de 7 linhas será considerado insuficiente. Ainda assim, não há como argumentar com esta quantidade linhas. Siga as indicações nos itens a e b .
2- QUANTIDADE DE PARÁGRAFOS NO TEXTO:
É de costume, por parte das pessoas menos atentas ao padrão estético, que as elas desenvolvam a redação com três ou seis parágrafos. Entretanto, essas quantidades não são eficazes. Assim, siga as seguintes dicas:
a) quatro parágrafos – quantidade mínima;
b) cinco parágrafos - quantidade máxima.
Observação A – detentor de 4 parágrafos, o texto terá a seguinte estrutura:
Introdução
1 parágrafo de desenvolvimento
2 parágrafo de desenvolvimento
Conclusão
Observação B – detentor de 5 parágrafos, o texto terá a seguinte estrutura: