Trabalho
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência, da decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitudes, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. O Comportamento Organizacional está ligado diretamente á modelagem do ser humano, influenciando nas necessidades e motivando os indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos nas empresas, incentivando a produtividade, fazendo superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Na busca de avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa. O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos e organizações, no intuito de alcançar produtividade e buscar identificação das causas ou razões que determinam fatos, acontecimentos ou fenômenos, é uma dinâmica dentro do ambiente de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Capítulo – I
Definição de Comportamento Organizacional
No entender de Dubrin, cultura organizacional “... é um sistema de valores e crenças compartilhados que influenciam o comportamento do trabalhador.” (2006, p. 352).
Ainda, conforme Dubrin, a origem da cultura organizacional está nos valores, nas práticas administrativas e na personalidade dos fundadores ou