trabalho
Introdução
Uma das modalidades mais antigas do mundo .
O movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas, em que os homens nadavam para fugir de predadores para garantirem sua sobrevivência e até mesmo por diversão.
De lá para cá, até se tornar um esporte, a natação passou por muitas mudanças assim como o homem.
Na Antiguidade, a natação chegou a ser considerada um pré-requisito fundamental na formação de jovens e dos soldados gregos, ajudando na forma física de toda uma população.
Por volta do século XVII, a natação passou a ser tratada de outra maneira. Historiadores mostram que a natação foi adotada como matéria obrigatória entre os estudantes japoneses. A natação é considerada um dos esportes nobres dos Jogos Olímpicos. No Brasil, a sua prática com finalidade de competição começou no Rio de Janeiro, no fim do século XIX.
Foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1986, como modalidade masculina, e em 1912 como modalidade feminina.
Na primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos, em 1920, na Antuérpia, o Brasil competiu com cinco atletas nas provas de natação.
Em 1932, Maria Lenk tornou-se a primeira atleta sul-americana a disputar uma Olimpíada. Aos 17 anos ela nadou as provas de 100m livre, 100m costa e 200m peito nos Jogos realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela foi a única mulher de uma delegação composta por 82 atletas. Seu pioneirismo ficou marcado na história do esporte nacional. Hoje a principal competição de natação nacional leva o seu nome: Trofeu Maria Lenk.
Existem vários estilos de natação: bruços, mariposa, costas e crawl; pode-se também nadar em estilo livre. Em competição, as distâncias variam entre os 50 e os 1500 m.
Regras
As provas de natação podem ser disputadas em quatro estilos diferentes: livre, borboleta, costas e peito. No medley os atletas precisam nadar os quatro estilos seguindo uma determinada ordem que varia quando a prova é