Trabalho
A fama dos alemães supera até mesmo a dos belgas em termos de fazer cerveja. Trata-se de um povo que está em segundo lugar no ranking dos maiores bebedores de cerveja “per capita” mundiais.
Não é à toa. A Alemanha possui mais de 1200 cervejarias ativas na produção de mais de 5 mil marcas. Contando as bebidas não-alcoólicas, a cerveja é a terceira mais consumida (depois de água e café). Os estilos de cerveja mais comuns no país são:
PILSEN (ou Pils): é o tipo de cerveja mais consumido no país. É servida nos copos em forma de tulipa ou troféu e famosa pela sua coroa cremosa de espuma.
WEISSBIER: é a cerveja de trigo, turva e com aromas florais e frutados, talvez a mais famosa cerveja alemã, a qual se bebe em canecões de 1 litro nos Birgartens da Baviera (veja o texto mais abaixo).
Hacker-Pschorr Weisse, uma autêntica Weissbier bávara.
BOCK: Contém em média 7% a 7,5% de álcool, tem uma cor bem dourada e origens bávaras. Não é encontrada com facilidade por ser uma especialidade de temporada, sendo geralmente mais vendida em dias festivos, conhecida também como "bock de Natal".
ALT: Em Düsseldorf, que tem a fama de maior balcão do mundo, toma-se a Alt, que é mais escura e tem um frescor mais amargo, muito benquista no alto verão. Esta é servida em copos de 0,2 litro.
BERLINER WEISSE: É a favorita dos berlinenses: com um sabor um tanto ácido, ela tem cor um pouco turva e é servida em taças. Apreciada também quando adoçada com glucose de frutas silvestres, como a framboesa. Dica, assim, exótica entre as cervejas pelo seu visual colorido. Entretanto, insista em bebê-la pura, sem os xaropes de frutas, para poder apreciar este estilo que quase só é encontrado em Berlim. SCHWARZBIER: Tem a cor preta dominante originada pelo uso do malte torrado. Até a metade do século passado, esta cerveja era a mais popular. Schwarzbier da Hofbräuhaus
RUSS, RADLER, ALSTER: As cervejas mais escuras misturadas