trabalho
R: A educação precisa ser para todos. Uma educação de qualidade, para que o povo não se torne capacho de um sistema dominante.
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. Gonzaguinha
R: Fala da alegria de estar vivo e as dores e sofrimentos porque passamos quando decidimos dar intensidade à nossa existência. E também da aprendizagem que temos no nosso cotidiano.
“A sorrir eu pretendo levar a vida, pois sofrendo eu vi a mocidade perdida” Cartola
R: Devemos viver uma vida feliz, sorrindo sempre, isso traz qualidade de vida. Pois, se nos fecharmos para a felicidade, estaremos deixando de viver bem. Mesmo diante das dificuldades que passamos, temos que superar erguer a cabeça e seguir em frente, sorrindo sempre.
“Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa tudo sempre passará
A vida vem em ondas como o mar
Num indo e vindo infinito...” Nelson Mota/ Lulu Santos
R: Refere-se às mudanças que ocorrem em nossas vidas, que o mundo está em constante transformação e que nada volta no tempo, o que passou não volta mais. A vida é como uma onda, um dia estamos por cima e no outro podemos estar por baixo.
1) Qual o objeto de estudo da Filosofia?
R: O objeto de estudo da filosofia é o ser humano, suas crenças, seus conflitos, suas dúvidas, seu comportamento e tudo mais que o cerca.
2) Com que objetivo se estuda a Filosofia?
R: Com o objetivo de buscar a verdade das coisas. No mundo a verdade sempre está em conflito, a Filosofia vem questionar e explicar nossa existência baseada em nossa vivência e nossos anseios.
3) O que leva o educador a filosofar?
R: O educador que tem amor pela sabedoria, estima o saber, respeita e deseja o conhecimento, faz essa busca filosofando.
4) Qual a função da Filosofia da Educação?
R: A função