Trabalho
Nome: Debora M. D. Marinas
Sala: 212 manhã
Professora: Camila
Organograma
Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores,unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por posto sem forma de pirâmide de acordo com o grau de competência. É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema. Uma plataforma organizativa que ademais define a função a ser desenvolvida por cada um dentro desse sistema organizativo.
Tipos de organograma
Para concepção de um organograma é necessário o domínio da estrutura geral da empresa, dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, por exemplo, quanto mais alto estiver um cargo, maior a autoridade e a abrangência da atividade.
O conceito de cargo é diverso, baseando-se em diferentes noções fundamentais, tais como tarefa, atribuição, função e cargo. A noção de tarefa consiste nas atividades individuais executadas pelo titular do cargo e é atribuída, normalmente, a cargos bastante simples. Já a noção de atribuição caracteriza-se por ser uma atividade individual, executada pelo titular respectivo, referindo-se a cargos que envolvem tarefas mais diferenciadas. A função já é um conceito de maior abrangência, ela se refere ao conjunto de tarefas que são executadas, de uma forma sistemática, pelo ocupante do cargo.
Por último, a definição de cargo, integra um conjunto de funções com uma posição definida na estrutura organizacional, isto é, no organograma da empresa. “Quando o organograma é bem estruturado, permite aos colaboradores saber exatamente os papéis dentro da organização. Além disso, ele ajuda a