Trabalho
Conceito de Cultura
A palavra ‘cultura’ deriva da ideia de cultivo e refere-se ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos.
Cultura é todo aquele contexto que inclui o conhecimento, arte, crenças, lei, moral, costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade.
Organizações vistas como culturas e seu relacionamento com a administração, têm crescido gradualmente e um dos países que mais contribuiu para que este fator emergisse, foi o Japão, tornando-se líder do poder industrial. A cultura, costumes e crenças, deste país oriental, foram fundamentais razões para as transformações.
O interesse pela compreensão da ligação entre cultura e a vida organizacional, se deu através da mudança de equilíbrio do poder mundial, associada à crise do petróleo da OPEP em 1973, bem como a expansão da globalização.
Grandes organizações são capazes de influenciar a maior parte do dia-a-dia das pessoas, estas eram caracterizadas como “sociedades organizacionais”, por Robert Presthus.
As sociedades organizacionais são consideradas como fenômenos culturais, pois seu desenvolvimento é acompanhado por uma desintegração dos métodos tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, sendo substituído por padrões mais pulverizados e diferenciados de crença e prática, baseado na estrutura ocupacional da nova sociedade. Importantes dimensões da cultura moderna estão enraizadas na sociedade industrial.
Em corporações atuais, a cultura organizacional tem seu inicio no momento de criação da empresa, onde é estipulado em contrato social ou estatuto (isto para empresas de origem brasileira), a missão, visão, valores, código de ética e politica integrada. Estes tópicos representam as crenças, normas, comprometimento, hábitos e objetivos a serem