trabalho
Profa. Roshangela Bastani
Estrutura Social e problemas sociais.
Os problemas sociais devem ser encarados de modo que fique destacada sua natureza estrutural, sua dependência em relação às formas históricas de organização econômica e social, pois são estas que se desorganizam, gerando, em todas as esferas da sociedade , inclusive nos padrões de comportamento dos indivíduos, efeitos de repercussão de diversas gravidades.
Os problemas sociais surgem dentro das estruturas sociais, por elas engendrados em seu processo de transformação. Isto significa que é nos quadros da organização social que encontramos um ponto de partida objetivo para a compreensão dos problemas da desorganização social, não compreendendo cada problema como um mundo em si mesmo.
Este ponto de vista nos permitirá uma análise científica dos problemas sociais o que respeita seu tributo mais essencial, que é a dependência em que todos estão da estrutura da sociedade dentro da qual se manifestam. Portanto, é lógico, que partamos preliminarmente do conceito geral da estrutura social, para compreender dentro dela, e como produto do seu próprio funcionamento, como nascem e se manifestam os problemas sociais.
Quando falamos em estrutura social, referimo-nos a uma sociedade encarada do ângulo das relações dos homens entre si e dos homens com as coisas materiais que os cercam, relações interdependentes e geradas historicamente, dentro de cada sociedade, pela atividade social do produzir e reproduzir as condições essenciais de sobrevivência do grupo. Assim conceituada a estrutura social pode ser comparada a um edifício que tem por base uma forma histórica de produção, sistema de estratificação social ( as desigualdades sociais ) , por corpo um sistema de leis e Instituições ( Estado) e por cúpula um conjunto de instituições cuja função é sancionar e manter o sistema conjugado dessas partes mutuamente dependentes., através de crenças e valores. ( cultura).
É através da relação