modais de transporte
Os transportes de cargas possuem tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição, rotas possível, capacidade de transporte, versatilidade e o custo logístico.
Rodoviário: O transporte rodoviário oferece rotas de curta distância de produtos acabados ou semiacabados.
Vantagens:
O serviço porta a porta;
Frequência e disponibilidade dos serviços;
Velocidade;
No mercado de pequenas cargas é mais competitivo em comparação ao ferroviário.
Desvantagens:
Fretes mais altos em alguns casos;
Menor capacidade de carga entre todos os outros modais;
Menos competitivo para longas distâncias.
Aeroviário: A grande característica do aeroviário é a alta taxa de frete e as dimensões físicas dos porões de carga dos aviões. Transporta itens com pouco volume e alto valor agregado.
Vantagens:
Velocidade em grandes distâncias;
A variabilidade é baixa no quesito confiabilidade.
Desvantagens:
Menor capacidade de carga;
Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
Hidroviário: As principais vantagens desse modal consistem na exigência de menores investimentos em manutenção. E nas fases de implantação, ocasiona baixo impacto ambiental. Em termos econômicos é considerado viável e eficiente.
Vantagens:
Transportam principalmente granéis como carvão, minérios, cascalho, areia, petróleo, ferro, grãos, entre outros. Trabalha com itens de baixo valor agregado e não perecível;
Maior capacidade de carga;
Menor custo de transporte.
Desvantagens: Exige a utilização de outro modal auxiliar de transporte combinadamente; é mais lento que a ferrovia, sofre forte influência das condições meteorológicas e necessita de margens navegáveis.
Em nosso