trabalho
Para responder a esses questionamentos devemos conhecer dois dos processos envolvidos nas mudanças de fase da matéria, são eles: vaporização e condensação.
VAPORIZAÇÃO: é o processo onde partículas de uma substância em fase líquida recebem calor/energia suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação. Na Evaporação a transição de estado se dá em qualquer temperatura; ebulição é a vaporização típica, ou seja, quando atinge seu ponto de ebulição; calefação ocorre para uma temperatura acima do ponto de ebulição, e por isso é dita evaporação forçada.
CONDENSAÇÃO: também chamada de liquefação, é o processo inverso ao que se tem na vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para a substância que estava em forma de vapor se condensar.
Agora, sabendo as características das mudanças de fase da matéria, podemos responder aos questionamentos iniciais.
Quando uma roupa molhada é colocada no varal, ao receber o calor em forma de radiação solar, as moléculas de água que estavam na superfície da roupa ficam mais energizadas e mudam de estado, passando do líquido para o vapor. Como vimos acima, essa mudança de