Trabalho
O objetivo principal da toxicologia ambiental é avaliar os impactos na saúde pública decorrentes da exposição de uma população a um local contaminado.
Os efeitos são estudados sobre os seres humanos, embora eles possam ser provocados também aos microorganismos, plantas, animais, etc.
Introdução
A toxicologia ambiental estuda os danos provocados aos organismos pela exposição a xenobióticos presentes no meio ambiente.
Um xenobiótico é qualquer substância que não foi produzida pelo biota, tal como os produtos industriais, drogas terapêuticas, conservantes alimentícios, produtos inorgânicos, etc.
Toxicologia Ambiental
Toxicologia ambiental estuda os efeitos nocivos causados em determinada espécie biológica pelas substâncias presentes no meio ambiente.
Toxidade dos produtos químicos e seus efeitos tóxicos
Toxidade ou Toxidez é a capacidade de um material provocar danos biológicos a um organismo. É uma propriedade de todas as substâncias, inclusive do açúcar (sacarose), do sal de cozinha (cloreto de sódio) ou até mesmo, da água. Os efeitos tóxicos dependem da dose, das vias e do tempo de exposição da entidade ao material.
Principais fontes de contaminação do meio ambiente:
1. Naturais:
* Atividade vulcânicas: * Incêndios florestais * Maré vermelha
2. Antropogênicas
2.1 Doméstica e urbana
- Esgoto - Lixo - Veículos
2.2 Industrial
- Esgoto
- Lixo
- Queima de combustível
2.3 Agropecuária
- Queimadas
- Fertilizantes
- Praguicidas
2.4 outras
- vazamentos de óleos (petróleo)
- contaminação de solo com metais
Existe uma inter-relação entre agentes poluentes e o homem. Ar |
Alimento |
Solo |
Alimento |
Água |
Poluentes de solo
Petróleo, praguicidas, metais.
Os praguicidas são degradados naturalmente com o tempo, exceção feita para os organoclorados onde a área se torna irrecuperável, pois esses xenobióticos não são biodegradados. Para remoção de metais e petróleo de solos contaminados é