Trabalho
De acordo com a história do prof. Bechara, contada em teleaula, assinale a afirmação CORRETA.
A comunicação é um processo mecânico, em que uma informação é simplesmente transmitida de uma pessoa a outra. A comunicação não é um processo mecânico, em que uma informação é simplesmente transmitida de uma pessoa a outra. A comunicação independe de um contexto maior.
A informação é transmitida junto com a comunicação, num contexto maior. A sociedade, os valores e a cultura fazem parte das informações mecânicas que a comunicação transmite.
Questão 2
Assinale a alternativa que contém um elemento estranho ao processo de comunicação da Teoria da Comunicação.
Emissor. Receptor. Código. Canal. Gestos.
Questão 3
Assinale a alternativa que mostra o problema para a Linguística, encontrado no uso do termo “emissor”, usado na Teoria da Comunicação.
A Linguística preferiu não usar o termo, pois era usado pela Teoria da Comunicação e, como se sabe, duas teorias diferentes não conseguem ter relações teóricas. Cronológica e linguisticamente falando, emissor é um termo mais recente do que destinador, portanto a afirmação do enunciado é sem sentido. O termo não atendia à necessidade da Linguística, que não via o emissor como aquele que enviava mensagens para todos os lados, mas, sim, como aquele que tinha um destinatário específico. O enunciado do exercício é falso, pois a Linguística não encontrou problema algum no uso do termo “emissor”
. Por a definição de emissor ser “instituição bancária ou de crédito que emite papel-moeda”, a Linguística resolveu trocá-lo por destinador, para que não houvesse ambiguidade e confusão de sentidos.
Questão 4
Assinale a alternativa que NÃO se configura como um ruído na comunicação.
A mensagem não está bem elaborada
. Emissor e receptor não se conhecem bem. O emissor está vestido formalmente. O canal apresenta falhas técnicas. Emissor e receptor não dominam o