Trabalho
Tecnologia
Circuitos integrados com um milhão de transistores por "chip".
Memórias semicondutoras torma-se padrão.
Processamento em paralelo generalizado.
Redes de computadores e estações de trabalho.
Arquitetura
memória distribuida redes de computadores (LAN e WAN)
Computadores de Quinta Geração
Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de ICVLSI[->0] - Integrated Circuit Very Large Scale Integration, ou seja, " Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração ".
Os “chips” vêm diminuídos tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez mais compactos, como é o caso da micro miniaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha!
CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES
Inicialmente, os computadores eram agrupados em dois tipos:
· Pessoal: caracterizavam-se pela limitação de recursos de periféricos, pela não conexão com outros equipamentos e pela baixa velocidade de transmissão de dados.
· Profissional: permitiam a expansão de periféricos à sua configuração básica, maior velocidade de transmissão e a conexão a outros equipamentos.
Podiam também serem classificados quanto às características de utilização:
· Científicos: que possuem uma pequena entrada de dados; um processamento complexo, com grandes rotinas de cálculos e uma pequena saída de resultados.
· Comerciais: que possuem uma grande entrada de dados; um processamento relativamente simples e uma grande saída de resultados.
Ou, quanto às características de operação:
· Analógicos: computadores que executam trabalhos usando elementos representados por grandezas físicas, como por exemplo, a intensidade de uma corrente eléctrica ou o ângulo de giro de uma engrenagem. São computadores criados para uma finalidade específica, isto é, só se aplicam a um determinado trabalho. Os resultados obtidos com o uso