Trabalho
1º Domingo da Quaresma: Mateus 4,1-11
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista
Acolhida – Queridas crianças, boa noite. A todos vocês: pais, avós, adolescentes, jovens, boa noite . Sejam todos muito bem-vindos a mais este encontro com o Senhor.
Hoje, crianças, começamos o tempo da quaresma, vocês sabem o que é representa esse tempo da quaresma? Quaresma vem de 40, 40 dias que Jesus ficou no deserto se preparando para começar sua vida de pregação, milagres ...para se alimentar da palavra de Deus , pois iria precisar dela para pregar sobre a vida nova . E para se preparar, Jesus sofreu muitas tentações no deserto ... Isso veremos no evangelho
Hoje, todos nós, católicos, também somos convidados a meditar sobre a campanha da fraternidade que tem como tema esse ano Fraternidade e a Vida no Planeta e como lema "A criação geme em dores de parto". Mas o que essa campanha nos quer mostrar? Será que temos muita coisa a nos envaidecer pelo Planeta Terra que estamos deixando como herança para nossos filhos?
Como estamos cuidado do nosso planeta? Temos preocupação com o que acontece com ele? Quem contaminou os rios com esgotos, sujeiras e poluentes químicos? E o lixo... Que cada vez mais produzimos, temos preocupação aonde ele vai parar, como o planeta dará conta de diluí-lo ? E os efeitos dos gazes tóxicos que lançamos na atmosfera todos os dias? E a ganância em consumir cada vez mais e mais, estragando tudo que nos cerca , desmatando nossas matas , derrubando nossas florestas , matando nossos animais . Quem tem feito isso: bichos , ou homens ?
Será que realmente estamos cuidando do nosso planeta como um dia Deus nos entregou-o?
Essa é a preocupação da igreja, em nos fazer pensar sobre nossas atitudes , sobre nossa ação no planeta, se estamos dando a ele o devido respeito que ele merece, ou se estamos tratando-o como uma grande bola de lixo flutuante.
E vivendo esse tempo de quaresma, como podemos então nos