Memorial
ALFABETIZAÇÃO
NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Monize Pires Teixeira de Lima
Stella Maris Melguizo Chesini
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (Ped8391)-Estágio II
04/06/2011
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento ocorre ao longo da vida, nas relações de troca, quando a criança nasce passa a se relacionar conforme a família, mas na medida em que vai crescendo e se relacionado em ambientes diferentes a criança se desenvolve e torna-se autônoma.
Na criança de seis anos o processo de ensino-aprendizagem na oralidade, leitura e escrita, tem que ser de comunicação clara e objetiva, priorizando a atividade lúdica como forma de alfabetização.
2 DESENVOLVIMENTO
As crianças de seis anos ao chegarem à escola, trazem toda experiência acumulada de aprendizagem na família e na comunidade, e é na escola que elas passam a organizar esses conhecimentos, pois a escola é o lugar que elas conhecem novos amigos, e diferentes formas de se comportarem e se comunicarem, essa nova socialização faz com que o conhecimento prévio seja a base para a construção do novo. De acordo com Vygotsky(1998):
O processo de internalização ocorre ao longo de uma série de transformações em que a pessoa em qualquer momento da vida opera sobre o conhecimento apresentado e o reconstrói internamente, em uma longa série de eventos que ocorrem ao longo do desenvolvimento.
O professor como mediador desse processo, deve planejar suas aulas com atividades diferenciadas que conduza os alunos a refletirem e discutirem, e assim transformar o seu conhecimento, pois a criança de seis anos usa muito a imaginação, por isso constrói seu conhecimento através de procedimentos lúdicos para aprendizagem.
3 CONCLUSÃO
Observei que as crianças de seis anos expressam seu conhecimento, através das falas, dos movimentos e elementos lúdicos próprios da imaginação,