Trabalho
PRECONCEITO:
Um estudo além do preto e do branco.
ISABELLA VIVEIROS
NOADIA GOMES
Cuiabá – MT
2011/2
UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FACULDADE DE PSICOLOGIA
PRECONCEITO:
Um estudo além do preto e do branco.
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa Qualitativa, do Curso de Psicologia sob a orientação da Professora Mestre Maria Evilasa Ximenes Melo.
Cuiabá – MT
2011/2
JUSTIFICATIVA
A abordagem deste tema induz a reflexões, devido ao grande número de pessoas que sofrem algum tipo de preconceito, objetivando encontrar sua origem e conseqüências.
OBJETIVO GERAL
No Brasil, observam-se diferentes tipos de preconceito, porém, o que mais se destaca é o racial, devido à grande miscigenação do país, suas raízes e trajetória estão intrinsecamente relacionadas à cultura brasileira.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Demonstrar o contexto histórico do surgimento do preconceito racial no Brasil, abordar questões éticas e valores humanitários em relação à desigualdade existente no país. 1. fundamentação teórica 1.1 O FENÔMENO HISTÓRICO DO PRECONCEITO
O preconceito é um fenômeno histórico e difuso. De acordo com o antropólogo e professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo Renato da Silva Queiroz (QUEIROZ, 1995, p. 16)
[...] a percepção que temos do “outro”, do estranho, do diferente não acontece de maneira abstrata, nem desinteressada. Todos nós enxergamos o mundo através das lentes, dos filtros que nos são fornecidos pela nossa cultura e seus valores religiosos, familiares, etc [...].
Dessa forma, a primeira impressão que se tem sobre uma determinada pessoa é normalmente orientada por estereótipos com tendências a deduzir coisas de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, o estereótipo inicial. Apesar de os indivíduos que sofrem lutarem contra o racismo, contra a