Trabalho r&s
Todo sistema requer continuamente determinadas entradas ou insumos extraídos de seu ambiente externo para poder operar, produzir e alcançar seus objetivos. A provisão de Recursos Humanos constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários.
A abordagem sistêmica focaliza a organização como um sistema aberto com constante interação com o ambiente externo. O ambiente organizacional recebe as informações e os dados por pesquisa de mercado, pesquisa de fornecedores, conjuntura econômica, pedidos de clientes, etc. O ambiente constitui o cenário de todas as operações de uma organização. O ambiente organizacional que interessam são: o mercado de recursos humanos (candidatos) e o mercado de trabalho (outras organizações).
A palavra mercado é uma dimensão de espaço; uma dimensão de tempo e de época; uma dimensão de ofertas e de procura, qualquer mudança em um deles certamente provocará mudanças no outro e vice-versa.
Mercado de trabalho: é constituído pelas ofertas de trabalho ou emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura oferta maior do que procura é a situação em que ocorre acentuada disponibilidade de emprego.
Hoje existe a Era da Informação, migração do emprego industrial para o emprego terciário, gradativa sofisticação do emprego, ênfase no conhecimento e globalização seja do conhecimento ou da economia.
O Mercado de Recursos Humanos é constituído pelo conjunto de indivíduos aptos ao trabalho em determinado lugar e em determinada época
4
O mercado de mão de obra é o segmento do mercado de RH constituído de pessoas não qualificadas, isto é, sem experiência prévia e sem instrução básica. O mercado de RH está parcial ou totalmente contido no mercado de trabalho, dentro dessas condições, o subsistema de