Trabalho P Imprimir Historia
A GRANDE POTÊNCIA ECONÔMICA MUNDIAL
Os Estados Unidos são a principal potência econômica do mundo atualmente: têm o maior produto interno bruto (14 657 800 milhões de dólares estadunidenses) e possuem as principais empresas (das cinco empresas com maior valor de mercado, três são estadunidenses), universidades (oito entre as dez melhores universidades, segundo levantamento em 2009 da universidade Xangai Jiao Tong).
Logotipo da empresa estadunidense Exxon Mobil, a empresa com maior valor de mercado do mundo
Igreja memorial da universidade Harvard, em Cambridge, no estado de Massachusets. A universidade é considerada a melhor do mundo atualmente.
Visando a conservar este poderio econômico, o país tem intervido frequentemente, desde a sua independência em 1776, no destino de outros países, sempre na defesa de seus próprios interesses comerciais. Essas intervenções quase sempre têm um caráter militar, o que, por sua vez, alimenta uma poderosa indústria bélica nacio ("cintos", em português): há o cinto do milho, o do algodão, o das frutas, o dos grãos, o dos pinheiros, o da pecuária leiteira, o da soja, o do vinho etc. O país é o maior produtor mundial de soja e de milho. Ambos os produtos têm, como destinação principal, a alimentação de animais.
A MAIOR AGRICULTURA DO MUNDO
O Estados Unidos têm a mais importante agropecuária do mundo(soja e milho), além das atividades industriais e das atividades pré-industriais, com destaque para as finanças, acessórias, pesquisas, educação, turismo, informática, telecomunicações etc.
Primeira Guerra Mundial - fator que foi decisivo para que os EUA se tornassem a grande potência econômica mundial
Outro elemento que contribuiu enormemente para a expansão dos Estados Unidos, foi a sua abertura para a imigração. Cerca de 40 milhões de imigrantes, em sua maioria europeus, foram para os Estados Unidos no século XIX e na primeira metade do século XX. Eles foram decisivos para o crescimento econômico e militar do