RELA ES INTERPESSOAIS NA FAMILIA E NA ESCOLA
Origem da palavra interpessoal
Primeiramente precisamos entender o significado das palavras, ou seja, sua etimologia. Começamos pela palavra comunicação, que do latim communicatio de communis = comum significa a acção de tornar algo comum a muitos. E, agora, a palavra interpessoal, inter que exprime a idéia de entre, em meio; e, pessoal relativo a pessoa.
Entendido o significado podemos dizer que comunicação interpessoal é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro ou a outros, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. Podemos, ainda, acrescentar que é um processo iterativo e didáctico em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.
Finalizando, com a habilidade de feedback. Posso dizer que esta é aquela que nos asseguramos que queremos ajudar o outro dando retornos ou respostas, e em caso de feedback negativo precisamos ir directo ao assunto sem criar ansiedade. Esta habilidade, também, requer que descrevamos a situação de modo claro, evitando equívocos.
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimonio ou adopção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações."
Podemos então, definir família como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais. Assim, no interior da família,