TRABALHO ZE
Trabalho: Sociologia
Docente: Manuela Oliveira
Trabalho realizado: José Carlos Martins Fernandes Nº10 12º D
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de sociologia que é leccionada no 12º ano do curso Profissional de Técnico de Animaçao Socio Cultural e que tem como finalidade explicar tudo o que está relacionado com a Exclusão Social. As exclusões são de uma forma geral, dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam assim, de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceites pela sociedade que os rodeia. A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, factores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas, não é obrigatório que o sejam.
Existem diversos tipos de exclusões sociais
. A exclusão de ordem económica;
. Social;
. Cultural;
. Patológica;
. Comportamentos auto-destrutivos.
EXCLUSÃO SOCIAL
(Fonte: http://scmericeira.blogs.sapo.pt/4509.html)
“Uma realidade que muitos não querem ver”
As dimensões da exclusão social
A exclusão social é entendida essencialmente como uma situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros. Deste modo, a exclusão social pode implicar:
. Privação;
. Falta de recursos;
. Ausência de cidadania.
Daí que, a exclusão social seja necessariamente multidimensional e se exprima naqueles diferentes níveis (ambiental, cultural, económico, político