Trabalho ze roberto
Para realizar este estudo, escolheram se dois softwares bastante utilizados nacionalmente em áreas da automação, que são o sistema SCADA e o SDCD aos quais foram aplicados parâmetros como ergonomia de software, protocolos de comunicação com equipamentos de campo, sistemas de banco de dados, segurança dos dados e aplicações, dentre outros. Destaca-se também que trabalhando com estas ferramentas, a construção do conhecimento e a prática interdisciplinar consolidam o aprendizado dos fundamentos teóricos, trazendo-os através de aplicações simuladas de situações reais.
Palavras Chave – Engenharia de controle e automação, Mecatrônica, SCADA, SDCD, Construtivismo, Ergonomia de Software.
I. Siglas
SCADA (Sistemas de supervisão e aquisição de dados), SDCD (Sistema Digital De Controle Distribuído), Set-point (valor de escala), off-set (compensador). OEE -Overall Equipment Effectiveness PCP –Planejamento e controle de produção, Controle DDC ("Digital Direct Control"), MES -Manufacturing Execution Systems SFC -Shop floor control, OPC (OLE for process control)
II. Introdução
O primeiro controlador programável apresentado nos anos 70 não possuía meios para interagir com o operador ou para comunicação com outros controladores.
Nas plantas industriais atuais, é de grande importância que o operador tenha interação com o sistema. Os grandes centros de controle estão sendo substituídos pelos sistemas SCADA e SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído) baseados em PCs, utilizando grandes telas coloridas para visualização do processo e do seu estado real.
Em grandes plantas industriais, as funções de controle são distribuídas para diferentes CPs comunicando rede com cada outro, através de um protocolo padronizado.
Todas as plantas industriais possuem um Sistema de Gerenciamento de