Síntese do Curral da Morte
Curral da morte é um apanhado de informações valiosas recolhidas, ao longo das últimas três décadas, para reportagens em vários jornais brasileiros. O que conto neste livro é uma história fascinante de poder, dinheiro, política e, sobretudo, de intriga, muita intriga. Personagens como Carlos Lacerda, Arnon de Mello, Tenório Cavalcanti, Juracy Magalhães, Silvestre Péricles de Góes Monteiro, Muniz Falcão, Teotônio Vilela, Marechal Teixeira Lott, Juscelino Kubitschek e outros desfilam nestas paginas, em um emaranhado de episódios e complôs que terminaram no primeiro impeachment de um governador no Brasil, o de Muniz Falcão, em Alagoas, obra de uma armação da antiga UDN, partido que durante décadas deu as cartas no país.
O tiroteio na Assembleia Legislativa de Alagoas na fatídica sexta-feira 13 de setembro de 1957 ainda é uma tragédia envolta em mistério. Dos 35 deputados apenas um está vivo: Geraldo Sampaio. Ele fez revelações detalhadas sobre os acontecimentos dentro do plenário, quando também foram feridos à bala o jornalista Márcio Moreira Alves e alguns funcionários da Assembleia.
A tragédia alagoana não se restringiu ao plenário da Assembleia Legislativa. Arrastou-se por mais vinte anos, depois que os Mendes, inconformados com a morte de Humberto, o patriarca da família, decidiram apostar no “olho por olho, dente por dente”, perseguindo seus inimigos em um clima de terror e morte que chegou